Em caso de emergência ou urgência, ligue (71) 2202-8888, (71) 3450-8888 ou (71) 3180-2000 (serviço disponível 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados)
Agora você poderá consultar os parceiros do Vital Vantagens, emitir boletos, acessar sua carteirinha digital e de seus dependentes, além de muitos outros recursos. Sempre que precisar de assistência ou tiver dúvidas, o nosso consultor de vendas, Gustavo Reis, estará à sua disposição para ajudar. Agradecemos por escolher nossos serviços e estamos aqui para garantir que você tenha a melhor experiência possível.
Comunique de forma clara os seguintes dados:
NOME COMPLETO DO PACIENTE
Se preferir, informe também o número do código existente na carteira de identificação VITALMED.
TELEFONE PARA CONTATO
Informe o número do telefone no qual se encontra o associado;
Importante deixar a sua linha livre para o retorno do médico de plantão.
SINTOMAS
Descreva os sintomas, respondendo as perguntas do atendente;
Converse com o médico regulador respondendo de forma clara e objetiva as suas perguntas;
Siga corretamente a orientação médica até a chegada da equipe ao local do atendimento.
ENDEREÇO DE ONDE O PACIENTE SE ENCONTRA
Informe de maneira clara e objetiva, o seu ponto de referência como:
"perto de..., próximo de..., em frente a..."
Caso você more em condomínio, avise a portaria para facilitar a chegada de nossa equipe.
Evite deixar o paciente sozinho e, se possível, peça alguém para aguardar nossa equipe fora da residência e com o elevador desocupado, caso se trate de apartamento.
Quando o médico que está atendendo o paciente, verificar a necessidade de deslocamento hospitalar de emergência, o transporte será feito em nossas ambulâncias.
A VITALMED não é plano de saúde.
Quando há necessidade de internamento, encaminhamos o paciente até uma unidade hospitalar de acordo com o seu plano de saúde ou, se o paciente for usuário SUS, será encaminhado a unidade de saúde pública de referência.
Leia com atenção todas as informações contidas neste manual e comente-as com seus familiares. Qualquer um deles deverá estar preparado para acionar o sistema.
Coloque o adesivo da VITALMED no vidro traseiro do seu carro. Em caso de acidentes, você será identificado como associado por terceiros, ativando assim nosso atendimento.
Coloque o adesivo menor no seu aparelho de telefone para que qualquer pessoa possa ligar rapidamente, quando necessário.
As situações de Emergência / Urgência mais comuns diante das quais Você deverá solicitar atendimento. Em situações de crises súbitas, agudas, não habituais, ligue sem demora para a VITALMED.
Perda de consciência.
Quadros convulsivos em evolução.
Dor intensa, especialmente no peito, opressiva, irradiada ou não para os membros superiores, queixos, estomago, associadas ou não a suores frios, falta de ar e náuseas.
Alteração súbita do nível de consciência, associada a dificuldade em falar ou de movimentar um ou vários membros.
Perda súbita de sangue em grande quantidade.
Quadro alérgico grave, placas vermelhas e inchadas no corpo, tosse e falta de ar.
Falta de ar intensa, chiado no peito, suores, incapacidade de permanecer deitado, cor arroxeado da pele, lábios e língua.
Movimento do tipo tremores, abalos em todo o corpo, ou partes dele, com desvio dos olhos e repuxo da boca.
Aumento súbito da pressão arterial, acompanhada por dor de cabeça, tonturas, falta de ar. Pode ocorrer perda da visão na crise.
Acidentes graves, traumas, amputações, etc.
Perda de líquidos (sangramento, diarreia, vômitos), com queda súbita de pressão arterial, sede intensa, palidez, perda de força e extremidades frias. Há ainda sudorese.
Fraturas com hemorragia ou perda de consciência.
Aspiração de corpos estranhos.
Afogamento.
Choques elétricos.
Intoxicações graves.
Febre elevada de causa não esclarecida e rebelde aos antitérmicos, com dor de cabeça intensa ou antecedente de crise convulsiva.
Vômitos repetidos.
Dor intensa no peito em aperto, irradiada ou não para o braço, queixo ou estômago, associada ou não a suores frios e falta de ar.
Queimaduras moderadas ou graves, de qualquer origem (física ou química).
Insuficiência respiratória aguda, ataque de asma ou broncoespasmos que não cedam ao tratamento habitual.
Quadros convulsivos ou pós-convulsivos.
Descompensações diabéticas e metabólicas.
Reações alérgicas com alteração respiratória.
Dores de cabeça súbitas e de forte intensidade, não habituais e que não cedem com os medicamentos comuns.
Dores abdominais intensas que não cedem com os remédios habituais.
Tonturas intensas acompanhadas de perda súbita de equilíbrio ou de sonolência.
Dor lombar súbita muito intensa, acompanhada de vômitos e alterações urinárias.
Dor no abdome (lado direito) acompanhada de náuseas e vômitos.
Cortes profundos.
Fraturas sem hemorragia.
Em caso de emergência ou urgência, saiba como proceder
até a chegada da unidade móvel VITALMED.
Ataque cardíaco (Infarto, Angina, Dores no peito)
Parar qualquer atividade do paciente, afrouxar gravatas ou roupas apertadas. No caso do paciente estar em tratamento, fazer com que ele tome os remédios já receitados. Conversar com o paciente e tranquilizá-lo. Não deixar o paciente sozinho em nenhum momento.
Crise asmática
Tranquilizar o paciente, abrir portas e janelas para ventilar o ambiente, não dar remédios sem indicação médica.
Acidente automobilístico | Atropelamento
Não mover a vítima, estancar qualquer hemorragia, com um pano limpo, se o pano ficar encharcado de sangue, colocar outro por cima sem tirar o primeiro, confortar o paciente, mantendo-o aquecido. Em caso de acidente, não abrir a tampa do motor.
Choque alérgico (Anafilaxia)
Parar qualquer atividade do paciente, não deixá-lo comer nem beber nada, não dar nenhum remédio antes do médico chegar. Em caso de picada de abelha, arrancar o ferrão e passar gelo no local.
Convulsões (Febre alta, Epilepsia)
Evitar que o paciente se machuque enquanto estiver tendo o ataque, não amarrar nem segurar o paciente, não colocar nenhum objeto (ou dedo) dentro da boca do paciente, tomando cuidado para não asfixiá-lo, não tentar colocá-lo de pé ou tentar qualquer manobra da ressuscitação.
Diabetes
Em caso de sonolência, tremor ou suor, dar açúcar, refrigerante, suco de frutas açucarado ou balas.
Queimaduras
Molhar a área queimada com água fria, não colocar azeite, creme dental. manteiga ou outro remédio. Cobri-lo com um lençol limpo e evitar que seu corpo esfrie. Se houver febre alta e o paciente for uma criança, utilizar os remédios normais para baixar febre.
Laringite estridulosa
Não alimente o paciente, tranquilize a criança, não medicar sem falar com o médico.
Intoxicação por medicamentos
Identificar o remédio ou substância química ingerida e guardar a embalagem, não dar nada para o paciente tomar. Se ele vomitar, guardar material em um saco plástico para fazer exame. O paciente tem que ficar deitado de lado, para evitar a aspiração do vômito.
Intoxicação por gás
Abrir as portas, janelas e ventilar o ambiente, levar o paciente para outro cômodo e não deixá-lo dormir. Se vomitar, virar a cabeça de lado para não sufocar.
Intoxicação por combustível
Não provocar vômito, não mover o paciente, não dar sólido , água ou qualquer outro tipo de líquido.
Coma
Mantenha o paciente deitado sempre com a cabeça virada para o lado. Monitore o pulso e a respiração.
Os pacientes crônicos que estejam fora do processo agudo da doença, devem procurar seu médico. Ele e quem melhor poderá dar continuidade ao seu tratamento.
Abaixo estão situações nas quais não se aplica o tipo de serviço prestado pela VITALMED e não têm cobertura médica, conforme previsto em contrato.
Atendimento para investigação de sintomas gerais (tosse, febre, mal estar, etc...).
Atendimento para controle de tratamento ambulatorial.
Paciente crônico em tratamento continuado, sem agudização do quadro.
Casos psiquiátricos.
Casos obstétricos.
alcoolismo crônico.
Dores de dente, Amidalite, Otite, Sinusite, Cólica menstrual.
Transporte para realização de consultas e/ou exames e outros procedimentos que não sejam de emergência e urgência médica.
Quaisquer outros sintomas que o médico regulador identificar como não sendo de urgência e emergência.
Alguns exemplos das emergências
que atendemos.
Ataque cardíaco (infarto, angina, dores no peito).
Monitor cardíaco;
Desfibrilador;
Medicamentos específicos;
Equipamentos para reanimação.
Choque alérgico (anafilaxia)
Oxigênio;
Medicamentos específicos;
Equipamentos para traqueostomias ou entubação;
Antídotos.
Crise asmática
Oxigênio;
Nebulizadores aerosóis;
Material para intubação traqueal;
Medicação específica.
Convulsões (febre alta, epilepsia)
Medicação específica;
Oxigênio;
Material para intubação traqueal.
Diabetes
Glicosímetro;
Medicação específica.
Queimaduras
Lençóis;
Oxigênio;
Medicação específica.
Intoxicação por medicamentos
Antídotos específicos;
Equipamentos para lavagem estomacal;
Oxigênio;
Monitor cardíaco;
Medicação específica.
Intoxicação por gás
Material para intubação traqueal;
Monitor cardíaco;
Oxigênio;
Medicação específica.
Coma
Monitor desfibrilador;
Medicação específica;
Material de suporte para vias respiratórias.
A Vitalmed é a única empresa na Bahia, filiada ao SIEM (Sistema Integrado de Emergências Médicas) Através do SIEM, a Vitalmed disponibiliza proteção médica ao associado em casos de emergência e urgência em viagens nacionais e internacionais sem custos adicionais
Ser afiliado ao SIEM comprova a eficiência dos nossos serviços, uma vez que, para filiação, é necessário um processo de qualidade, além de cumprir exigências seguindo padrões internacionais.
Como proceder em caso de viagens?
Para ter proteção médica em viagens, você deve comunicar à Central de Relacionamento com Clientes o destino e período de sua viagem. A nossa Central comunicará à empresa parceira, que garantirá sua proteção médica em caso de emergência e urgência. É importante que você anote os dados da empresa que deve ser acionada.
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